Essa imagem é do projeto inicial do Setor Sul, bairro em Goiânia que morei parte da minha vida. Então falo com propriedade de como deu errado!
O Setor Sul, projetado pelo engenheiro Armando de Godoy há quase um século, foi desenhado para ser um bairro residencial, inspirado no movimento das cidades-jardim, em especial usando a cidade de Radburn nos EUA como maior inspiração.
No projeto, todos os lotes do bairro teriam duas frentes: uma para a área verde e uma para o cul-de-sac (aquela rua sem fim que termina em um círculo). A ideia era que a frente das casas fosse para a área verde, a área de convivência, e o fundo para o cul-de-sac, entrada de carro e de serviço.
Porém, o resultado não foi conforme o esperado. Sem uma regulação urbana efetiva, os compradores dos terrenos construíram a frente da casa para os cul-de-sac, deixando as áreas verdes marginalizadas.
Como o passar do tempo, como a área verde fazia confrontação apenas com o muro do fundo da maioria das casas, essas áreas ficaram abandonadas, sem cuidados.
Apesar de ser, durante muitos anos, uma área nobre, o Setor Sul se tornou um local perigoso devido às áreas verdes abandonadas, que serviam para tráfico de drogas e outras atividades do tipo.
Enfim, nem sempre bons projetos se tornam bons empreendimentos!